sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Entre uma vodka e outra... uma igreja e outra!




Invariavelmente, minhas viagens seguem o roteiro histórico-etílico-religioso, não necessariamente nessa ordem. Na verdade, sempre que chego a uma nova cidade procuro uma igreja ou um templo religioso qualquer – ou melhor, da crença religiosa predominante no local –, para agradecer a Deus por ter chegado até ali e pedir proteção para o restante da viagem (inclusive para os inevitáveis exageros etílicos!). E só depois inicio, de fato, minha longa peregrinação pela cidade, percorrendo museus, bares, cemitérios, monumentos históricos, restaurantes e novas igrejas (sim, entro em todas que encontro pelo caminho).

Na Rússia não foi diferente. Entre uma vodka e outra (ou entre uma cerveja e outra; sim, lá eles também bebem muita cerveja), entre um museu e outro (e são vários, um mais deslumbrante do que o outro), entre reminiscências do czarismo e da Revolução Socialista lá estava eu admirando as belíssimas igrejas ortodoxas russas, com sua riqueza artística e arquitetônica.

Na foto acima, a Catedral de São Basílio, localizada na Praça Vermelha, em Moscou, conhecida mundialmente por suas cúpulas em forma de bulbo (foi a primeira igreja que visitei ao chegar em Moscou, proveniente de Praga, numa viagem de trem que durou aproximadamente 36 horas). Pertencente à Igreja Ortodoxa Russa, a catedral teve sua construção ordenada pelo Czar “Ivan o Terrível” para comemorar a conquista do Cantão de Kazan, entre 1555 e 1561. Conta-se que, após o término da construção, o terrível czar teria mandado arrancar os olhos do arquiteto, para que ele não pudesse construir outra coisa igual.




A Igreja da Ressurreição de Cristo, em São Petersburgo, que incorpora todos os componentes da arquitetura bizantino-ortodoxa, foi construída no local onde o czar Alexandre II foi assassinado, em 1881. É famosa pela riqueza dos mosaicos que a recobrem, no interior e no exterior, e pelos altares decorados com pedras preciosas; o chão é revestido em mármore italiano. Abaixo, detalhes da fachada e do interior.




Abaixo, fotos das famosas catedrais do Kremlin, em Moscou: em sentido horário, Catedral da Anunciação, Catedral do Arcanjo e Catedral da Assunção.