domingo, 20 de setembro de 2009

Droga nenhuma



“Dedalus é um jovem exemplar. Ele não fuma e não vai a parques de diversão e não flerta e não faz droga nenhuma ou absolutamente nada (...)”

James Joyce, in “O Retrato do Artista Quando Jovem

2 comentários:

  1. Está faltando na referência a Joyce mencionar seu amigo Italo Svevo autor do genial romance "A Consciência de Zeno" que aborda as tentativas feitas pelo personagem para deixar o tabagismo.

    ResponderExcluir
  2. ...aproveito o momentâneo silêncio de minha "oponente" para reforçar minha posição de "não-fumante convicto". Como o blog assume o compromisso de defender o fumo e fazer a sua apologia,deve estar também preparado para fundamentar esta defesa e, sobretudo, enfrentar, por tratar-se de uma questão hoje considerada como de saúde pública, o embate. Democraticamente, mesmo considerando que, historicamente, a prática e a convivência com o fumo sempre foi ostensivamente compulsória.Raríssimas vezes me foi dado a opção de "não-fumar" sempre que um fumante chegava perto. A menos que me retirasse. Ao que o fumante neste momento resiste é se dar conta de que os papéis estão se invertendo... ´

    ResponderExcluir